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Social Media: O que é e qual a sua função dentro de uma empresa

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Manter uma boa comunicação e uma relevância de postagens nas redes sociais é um trabalho que exige um determinado conhecimento e estudo, a partir disso temos o profissional de Social Media ou também chamado de Analista de Redes Sociais.

Um profissional social media ou analista de redes sociais é responsável por manter em ordem uma programação de postagens e conteúdos nos perfis das mídias sociais de determinadas empresas, além disso é preciso bastante estudo de relatórios e das personas (estudo de público ideal através de uma personalidade).

Os quatros pontos mais importantes para uma boa organização de um Social Media é: planejar, produzir, relacionar e relatar. Esses pontos irão ser detalhados mais à frente.

O que é um Social Media e como surgiu?

O Social Media, também podendo ser chamado de Analista de Redes Sociais, tem a principal função de “alimentar” com conteúdos as redes sociais de uma ou várias empresas, podendo trabalhar como freelancer (profissional independente que realiza serviços por projetos) ou contratado CLT.

Mas antes de entender mais sobre este profissional vamos voltar no tempo e perceber como foi o impacto no Brasil desde o início das mídias sociais?

Foi a partir dos anos 2000 que o MSN Messenger se tornou popular, era uma plataforma de envios de mensagens instantâneas direto no computador e foi um sucesso estrondoso no Brasil, nesta época houve uma explosão de blogs pessoais e redes sociais (MySpace, LinkedIn, Flickr, Twitter), aproveitando o embalo o Orkut lançado em 2004 se popularizou e se tornou a rede social mais acessada no país, mas em 2012 ele acabou perdendo espaço para o Facebook e foi desativado em 2014. 

Então em uma linha do tempo resumida:

2000 Popularizou-se o MSN e programas de envio de mensagens

2002 Surgiu o LinkedIn

2004 Surgiu o Orkut

2004 Surgiu o Facebook

2006 Surgiu o Twitter

2009 Surgiu o Whatsapp

2010 Surgiu o Instagram apenas para o sistema iOS

2011 Surgiu o Instagram para Android

2011 Surgiu o Snapchat

2012 Fim do Orkut

2012 O Instagram foi comprado pelo Facebook.

2013 Facebook tenta comprar Snapchat (Sem sucesso)

2014 O WhatsApp foi comprado pelo Facebook

2014 Surgiu o Musical.ly (Tiktok)

2016 Função Stories no Instagram (Concorrer com o Snapchat)

2017 Função Stories no Facebook e no WhatsApp (Concorrer com o Snapchat)

2019 Popularização do Tiktok

2020 Função Reels no Instagram (Concorrer com o Tiktok)

Quando o Orkut estava no seu auge de acessos o relato de grandes empresas é que havia alguns de seus funcionários que ficavam na rede social monitorando as “comunidades” que rodeavam a marca, seus tópicos de discussão e seus comentários. O objetivo era entender como as pessoas estavam se relacionando com os produtos sem uma abordagem direta e evitando que os usuários soubessem que em determinada “comunidade” houvesse de fato uma pessoa ali vigiando.

Então digamos que: era um funcionário espião secreto em busca de opiniões, ou também o início da função de um Analista de Redes Sociais ou Social Media.

Qual a função de um Social Media na empresa?

Algumas pessoas pensam que o objetivo é criar uma rede social e divulgar seus produtos, preços e pronto… Mas vale lembrar que desde o início o foco nunca foi para empresas (exceto o LinkedIn que é uma rede focada em profissões e profissionais), e uma parcela muito pequena busca abrir uma rede social para comprar alguma coisa.

A principal função de um Social Media é acompanhar as tendências de mercado, as novidades da plataforma e estudar profundamente novos métodos de aquisição, através de conteúdos, postagens, stories, reels e toda ferramenta disponível. As principais ações para este profissional são:

Planejamento

Esta é a primeira etapa e nela inclui:

  • Criação de identidade visual
  • Branding de informações
  • Estudo de público-ideal e persona
  • Mapear concorrentes
  • Elaborar calendário de postagens

Produção

Para a produção ser mais ágil e ter uma qualidade superior, o ideal é ter um bom design e editor de vídeo para pôr em prática o planejamento.

  • Criação de artes para as redes sociais
  • Escrever blogposts para o site
  • Administrar campanhas de Ads
  • Elaborar e-books e materiais

Relacionamento

Um dos principais canais de atendimento ao cliente hoje é realizado por canais de comunicação online, comentários em posts e através da caixa de entrada das redes sociais. Nesta etapa podemos citar:

  • Monitorar menções e citações
  • Responder mensagens na caixa de entrada
  • Responder comentários positivos ou negativos
  • Interagir com o público
  • Cuidar da reputação da marca

Relatórios

Uma boa forma de analisar o crescimento e pensar em novas estratégias para outros objetivos é fazendo relatórios, assim além de você saber se tudo está indo bem é possível melhorar ainda mais. Uma boa forma de organizar relatórios é através:

  • Estabelecer um período mensal ou quinzenal
  • Definição de objetivos e métricas
  • Definir o que deu mais certo e o que não deu
  • Estudar o público que foi alcançado
  • Analisar alcance, comentários, engajamento

Conclusão

Para um bom crescimento nas redes sociais um bom time de marketing faz a diferença, não existe nenhuma fórmula mágica para isso, quanto mais houver dedicação para saber informações de seus clientes mais probabilidade de entregar o conteúdo certo você terá. O Social Media deve sempre estar preparado para novas mudanças e em constante estudo para entender sobre as mídias sociais de agora e as do futuro.

Agora você já sabe o que é um Social Media e qual a função dele na empresa. Gostou deste conteúdo? Coloque seu e-mail no formulário abaixo para receber mais conteúdos como este direto na sua caixa de entrada.

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